Um olhar musical sobre Viena
15 de março de 2015Não tem como não lembrar da Áustria quando o assunto é música erudita. Não só pelo seu mais famoso compositor, Wolfgang Amadeus Mozart, natural de Salzburg, mas por Viena, uma cidade culturalmente rica e considerada a capital mundial da música erudita.
Para os amantes desse gênero musical, é uma cidade que oferece muitas diversidades de concertos. Em cada canto da cidade é possível apreciar os solistas nos cafés, música de câmara e operetas nos palácios, além de orquestras, grandes óperas e ballets, que são apresentados em programações intensas nos maravilhosos teatros vienenses, o Staatsoper e o Volkstheater.
E é muito simples adquirir esses ingressos em Viena. Além das maneiras convencionais de comprar o bilhete diretamente nos teatros e/ou internet, você vai observar durante o passeio que há várias pessoas credenciadas vendendo ingressos na rua, de forma muito confiável e abordando em vários idiomas, inclusive em português. Alguns se vestem de compositores clássicos, outros estão estruturados em trucks que circulam e, após, elegem um ponto para parar e vender.
E que tal assistir uma ópera no Staatsoper por apenas 3 euros? Para tanto, é só mencionar o interesse pelos cheaps tickets e entrar na fila que for direcionado. São ingressos disponibilizados de última hora para aqueles que também decidiram assistir de última hora. O local não é muito privilegiado, mas a acústica e disposição do teatro permitem apreciar o espetáculo. Realmente são muitas variedades para assistir e muitas possibilidades para comprar.
Contudo, também há locais de visitação obrigatória quando o tema é música. Além do Musikverein, da Filarmônica de Viena, há também a Haus der Musik, a mais enaltecida Casa da Música de Viena.
Porém, o acesso para a Musikverein é limitado. Para conseguir assistir um concerto é preciso deixar o nome em uma lista de espera e contar com a sorte. Já a Haus der Musik pode ser contemplada mais facilmente na agenda turística. Por ser um grandioso museu (veja em Curiosidades), o local conta toda a história da música com muita interatividade, além de oferecer experimentos incríveis, como por exemplo simular ser Zubin Mehta e (pretensiosamente) reger a Filarmônica de Viena.
Viena tem muita opção cultural. A começar pelo Museums Quartier – MQ, um dos maiores complexos culturais do mundo, que tem museus de renome, como o Museu Leopold, o Museu de Arte Contemporânea, entre outros. Além desses, outros museus merecem dedicada atenção, como o Palácio Belvedere, Museu do Barroco, Museu da História Natural, Museu Albertina de arte gráfica, Museu do Relógio, etc. Porém, tudo o que se vê por lá sobre música erudita realmente desperta um olhar especial.
Um passeio pelas margens do Rio Danúbio complementa um olhar natural, que fora percebido pelo vienense Johann Strauss II quando compôs Danúbio Azul. Sem dúvida, o local é um dos cenários emblemáticos de Viena.