Amor pela Música
Amor pela Música

Einstein e a relação com a música

 | 

Leia mais nosArtigos relacionados

Todos sabemos que Albert Einstein foi uma das mais importantes personalidades do século XX. Um dos maiores gênios da física, reconhecido pela sua Teoria da Relatividade Geral e pela equação considerada mais famosa do mundo (da fórmula de equivalência massa-energia E= mc²).

Mas além de um expressivo ícone da ciência mundial, você sabe quais foram as paixões deste incrível cientista alemão?

Uma delas foi a música. Sua mãe tocava piano e queria que ele amasse a música também. Então, colocou Einstein para fazer aulas de violino ainda menino, com 6 anos de idade. No entanto, ele só se entregou mesmo ao aprendizado quando ouviu as sonatas de Mozart. Com essa motivação, o violino se tornou parte de sua vida, praticado até o final de seus dias. “Não podemos desprezar a espécie humana sabendo que Mozart foi um homem”, disse o cientista certa vez. Apaixonante, não!?

“A mais bela experiência que podemos ter é a do misterioso. Ele é a emoção fundamental que permanece no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e já não consegue surpreender-se ou maravilhar-se, está praticamente morto e tem os olhos embaciados. Foi a experiência do mistério – ainda que misturado com o medo – que deu origem à religião. O conhecimento da existência de uma coisa em que não podemos penetrar, as nossas percepções da razão mais profunda e da beleza mais radiante, as quais só são acessíveis à mente na sua forma mais primitiva – é este conhecimento e esta emoção que constituem a verdadeira religiosidade; neste sentido, e apenas neste sentido, sou um homem profundamente religioso. (…)” in «What I believe» (1930), Albert Einstein.

 

einst_fid

Amor pela Música é um projeto autoral desenvolvido para fomentar a arte por meio da música erudita, proporcionando o encantamento e o acesso à informação ao público amante do gênero, bem como aos músicos dessa categoria. Direitos Reservados – Rio de Janeiro.

Instagram @amor_pela_musica