Amor pela Música
Amor pela Música

Natal tem que ter ‘Quebra-Nozes’

 | 

Leia mais nosArtigos relacionados

‘The Nutcracker’ é um romance natalino escrito por Ernest Theodor Amadeus Hoffmann (1776-1822), e foi publicado em 1816, em São Petersburgo, Rússia. A história teve a primeira encenação em um lindo ballet de 2 atos no dia 18 de Dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, também em São Petersburgo. As composições já são conhecidas como a ‘Valsa das Flores’, a ‘Dança da Fada do Açúcar’, entre outras peças orquestradas que compõem o ‘Quebra-Nozes’, todas de Piotr Ilytch Tchaikovsky (1840 – 1893).

A história se passa em uma noite de Natal na casa da família Stahlbaum. Na sala há uma enorme árvore de Natal, toda iluminada e decorada, aonde Clara e seu irmão brincam com outras crianças. Drosselmeyer, padrinho de Clara, chega e presenteia seu irmão Fritz com um cavalo de pau e uma espada, e à ela entrega o ‘Quebra-Nozes’, um boneco vestido de soldadinho.

O brinquedo chama a atenção de Fritz que logo quebra o boneco, deixando Clara entristecida. Mesmo assim, o Natal acontece e todos vão dormir. Mas Clara desperta e se encanta: seu ‘Quebra-Nozes’ adquiriu vida! No cenário, ela se vê em meio à ratos terríveis, porém, se sente protegida com seu soldadinho por perto, que a defende enfrentando este exército do Rei dos Ratos. Após, o ‘Quebra-Nozes’ vira um príncipe e eles viajam pela ‘Terra da Neve’ e pela ‘Terra dos Doces’, momento em que são recepcionados pela ‘Fada Açucarada’ numa bela dança.

Ao longo dessa passagem pelo reino encantado com o príncipe ‘Quebra-Nozes’, Clara recebe doces e danças dos novos amigos e isso faz com que a sua Noite de Natal se torne mágica e memorável. Um belo conto!

‘The Nutcracker’ está disponível nesse link da EuroArtsChannel

 IMAGEM-DA-PGINA---O-QUEBRA-NOZES-1446562319 (1)

Imagem: Divulgação Teatro Alfa , que encena o espetáculo

 

Amor pela Música é um projeto autoral desenvolvido para fomentar a arte por meio da música erudita, proporcionando o encantamento e o acesso à informação ao público amante do gênero, bem como aos músicos dessa categoria. Direitos Reservados – Rio de Janeiro.

Instagram @amor_pela_musica